Fragmentos de mim: A gente só dá o que tem

domingo, 1 de outubro de 2017

A gente só dá o que tem

"A gente só dá o que tem". Era a frase que ecoava sempre que alguém lhe fazia alguma coisa desagradável. E eu, na minha estupidez de criança e, posteriormente, estupidez de adolescente e jovem, permanecia achando óbvia a frase, sem, contudo compreender a grandiosidade de sua filosofia.
Os tempos foram passando - graças a Deus que eles passam - e aqui estou eu, adulta, finalmente percebendo o teor profundo de sabedoria de minha avó materna, com quem travei tantos diálogos na adolescência. Ah, que saudade daqueles diálogos... chego a ouvi-la agora enquanto escrevo e a saudade dela e de outros amados que não posso mais abraçar me abraça...mas é verdade... a gente só dá o que tem.
Não se dá amor quando não se tem amor. Não se dá compreensão quando não se tem compreensão. Não se dá perdão quando ele não habita a própria alma. por outro lado, dá-se ao outro tudo o que se tem de sobra. E isso é assustador. Já imaginou como é sofrida a alma de quem distribui a dor? Como devem ser terríveis os dias de quem semeia discórdia? Sim, porque se distribui aos outros essas sensações, certamente que as têm sobejamente a mastigar, ferir, dilacerar a própria alma até derramar , não caber mais em si e envenenar os outros...
Como deve ser triste a vida de quem se limita ao mal!
Quer saber? Descobrir a profundidade da filosofia de minha avó ensinou-me a viver por uma coisa a mais, ensinou-me a ter misericórdia de quem faz o mal, pois já está tão infeliz que tenta ver alguém pior a si mesmo. Pobres almas... Ah, mas não sou santa! Sinto dó, mas não confio. Dão-me apenas a certeza de que, apesar do poder que querem impor, estão na miséria. Desnudei suas almas, descobri a chave de uma de suas verdades e, por isso mesmo, quero distância!
Encontrei, talvez, o caminho de não perder tempo com sentimentos tolos e passo a viver em função de algo maior: a Consciência. Não a minha, que já é  bem acusativa, diga-se de passagem, mas à consciência divina, que está acima de tudo, de todos e de cada um.

Cada vez que alguém impor sobre mim seu veneno, vou ter a certeza de que essa pessoa já em plena letargia espiritual, afinal "a gente só dá o tem" e o que tem de sobra.

4 comentários:

  1. Grande verdade e caiu como luva vou até enviar kkkk ameiiii seu texto com sábias palavras como sempre!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. É uma filosofia deveras profunda, faz repensar no tamanho da infelicidade de algumas pessoas.
    Seus textos são sempre maravilhosos. Parabéns pela percepção de mundo que tens, minha querida. Não esqueça que estou a espera do meu exemplar!
    Beijo

    ResponderExcluir