Fragmentos de mim: O amor é a resposta

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

O amor é a resposta

Existem quatro perguntas:
1. O que é sagrado?
2. De que é feito o espírito?
3. Por que vale a pena viver?
4. Por que vale a pena morrer?
E para todas elas a única resposta é o Amor.

Um dos dezenas de trechos do discurso de Dom Juan DeMarco que traduz a profundidade do sentir e a razão maior de todas as coisas. Sem amor e sem amar nada faz sentido. O amor sacraliza quem antes passava despercebido. Que outra razão se não o amor para nos sustentar quando tudo nos levaria a desabar ou quando realmente desabamos?
Por Amor vale a pena viver e vale a pena morrer mesmo, das muitas mortes por que cada ser passa ao longo de uma vida... E quanto mais se ama, mais se morre e, por isso mesmo, com mais intensidade se vive. 

"O Amor é a dor que nos aproxima de Deus", me disse uma mãe, certa vez... Não exige retorno, não invade o outro. Com amor, tudo se paga, inclusive e, principalmente, a falta de amor.  Quem mais precisa de amor se não aqueles que não o têm em si? O Amor é a transcendência de tudo, talvez por isso, para se amar verdadeiramente, às vezes, seja necessário despojar-se de tudo e enxergar além. Amar é exercer o profundo movimento  de desaprender ... É tirar as roupas da alma e construir, para si próprio, o sentido das coisas e das pessoas... 
Quem ama vê beleza onde e em quem ninguém vê. O amor dispensa estética porque ele é, em si mesmo, a essência e a estética perfeita de tudo. O amor é o ingrediente mais seguro para a felicidade, o único padrão perfeito de sanidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário