Fragmentos de mim: Eu sei

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Eu sei

Eu sei que por maiores que sejam as minhas alegrias e por mais intensas que sejam as minhas dores, elas são apenas minhas. A ninguém mais cabe sentir o que é meu. E isso tem algo de tão particular e exclusivo que, se por um lado é minha liberdade é, também, minha solidão.
Eu sei que eu só estou pensando nisso porque agora, assim de repente, me bateu uma tristeza imensa, por uma razão que apesar de muitos entenderem, ninguém pode fazer coisa alguma. Eu sei também, que isso só acontece porque o que a gente queria ter como nosso são as alegrias. As coisas ruins nós gostaríamos de poder não precisar aceitar ou ter o poder de rejeitar. 
Eu sei que mesmo essa sendo a melhor versão de mim eu ainda tenho muito a perder para aprender a valorizar. Eu sei que por mais que algo em mim diga que isso tudo é injusto, se acontece é por uma razão, ou por várias. Eu sei que não existem coisas erradas no universo e que se há um grande erro, ele está na minha maneira de ver e conduzir as coisas.
Eu sei que eu preciso aprender a transcender, a viver por esse propósito, que está além deste momento de agora, dessa fase da minha vida e talvez da própria vida. Eu sei que posso estar sendo negativa demais, mas há certas coisas que me fariam tão feliz que desconfio que jamais vou conquistá-las, porque eu também sei que talvez meu espírito ainda não as mereça.
Eu sei que quanto mais forte eu for, maiores serão os desafios... porque os desafios são do tamanho da força que temos, mesmo que ainda não saibamos onde essa força está. 
Por eu ser como sou, por dentro e por fora, eu sei que ainda vou perder muitas coisas e afastar muitas pessoas. Vou ver outra pessoa recebendo o carinho que eu queria receber de quem eu queria receber e não vou poder fazer nada, porque por mais que isso me doa, essa dor é só minha; Vou ver talentos que tenho fazendo sucesso em outras pessoas, que os merecem e os manejam melhor que eu; Poderei não ver sonhos que acalentei sendo realizados porque fiz as escolhas erradas ou em grau de acerto menor. 
Mas eu sei que no final das contas, o saldo negativo poderá ser positivo, porque eu vou aprender alguma coisa com tudo isso. 
Eu sei que isso é só uma fase e que os desafios da próxima podem ser ainda maiores. Porque eu sei que eu aguento. Porque em vez de perguntar "por quê?", eu estou aprendendo a perguntar "por que não?"

2 comentários:

  1. É complicado! Quantas vezes desejei poder voltar no tempo sabendo tudo o que sei hoje. Quantas vezes questionei o porquê das coisas! Hoje entendo que estou onde estou pelas escolhas que eu fiz. Poderia estar melhor, poderia estar melhor. Talvez tivesse mais de feliz, talvez já tivesse morrido. Sou o conjunto de tudo o que eu vivi. Também não pergunto mais o porquê das coisas. Apenas as aceito como consequências dos meus atos e tento remediá-las.

    ResponderExcluir
  2. Às vezes a vida nos parece mesmo um abismo sem fim. Que texto sincero e intenso, fiquei emudecida diante dessas verdades!
    A vida é bela e sempre aprendemos com as durezas dela, mas é deveras difícil!!!

    ResponderExcluir