Fragmentos de mim: Se arrependimento matasse...

domingo, 13 de janeiro de 2019

Se arrependimento matasse...

Se arrependimento matasse... Ainda bem que não mata, né? Sempre achei interessante a maneira como as pessoas pronunciam essa frase. Geralmente, vem acompanhada de um tom de vitimismo ou arrogância. É como se nunca devêssemos nos arrepender e que, quando isso ocorre, a "culpa" não é nossa. 
É triste como nossa cultura nos ensina errado a maneira de ser forte, aparentar força.  Arrepender-se não é ser fraco. Arrepender- se não é crime!
Pode ser doloroso e deve ser ou não nos propiciará a transformação que precisa. E não, não precisa ser culpa dos outros. Nossos arrependimentos precisam ser nossos apenas. Se o outro tem do que se arrepender, isso não cabe a nós definir. É certo que erram conosco, mas a exceção de manter distância de quem nos machuca, não cabe a nós decidir do que devem se arrepender. 
Não cabe a nós sermos juízes da consciência alheia.
Antes, se alguém me perguntasse se eu me arrependia de algo, eu dizia que não, e,no caso de um sim, ele vinha sempre carregado de uma mágoa do outro.
Hoje eu assumo... Me arrependo de muita coisa. Cometi erros com muitas pessoas e comigo mesma e em diferentes momentos de minha vida. Falei coisas que não deveria ter falado, de maneiras inadequadas. Pensei coisas erradas e tão absurdas que morreria de vergonha caso alguém pudesse saber. Contudo, o mais doloroso de se arrepender é, certamente, não poder voltar atrás e consertar as coisas. 
Não se volta atrás em palavras ditas, não-ditas ou mal-ditas, e as consequências são inevitáveis. Para que serve, então, arrepende-se se isso não conserta as coisas? Uma vez retiradas do lugar, algumas coisas nunca mais voltarão a ser como antes. Algumas perdas são irreparáveis. Algumas coisas são irrecuperáveis. Arrepender-se serve para que sejamos mais prudentes e sensatos a fim de que não continuemos a perder. A fim de que sejamos mais honestos com nós mesmos. As consequências, portanto, são necessárias. Arrepender-se é saudável, é lúcido e em medida alguma nos diminui diante de ninguém ou de nós mesmos, embora assumir isso seja um golpe no ego.
Mas é certo que há coisas das quais jamais vou me arrepender. Jamais me arrependerei de ter amado as pessoas, de não ter sido conveniente sob a necessidade de ter sido hipócrita; jamais vou me arrepender de admitir meus erros e de pedir desculpas ou perdão, mesmo quando o perdão e as desculpas não foram concedidos. Me arrependo das vezes em que eu poderia ter feito isso e não fiz.
Não vou me arrepender de ter deixado abertas as portas do meu coração àqueles que decidiram ir embora. Porque uma personalidade que não se arrepende não acessa a própria essência; porque um coração que não sofre não amou verdadeiramente.

3 comentários:

  1. Grata por essas palavras!
    "Arrepender-se serve para que sejamos mais prudentes e sensatos a fim de que não continuemos a perder." Que prudência e sensatez sejam abundantes em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  2. Bom que podemos nos arrepender das coisas que de fato matam... o sorriso que negamos, o abraço que não damos, as palavras carinhosas que não saíram da mente ou do papel. Como, ao contrário, é capaz de dar vida às nossas vidas esses arrependimentos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Gabi. Feliz por sua visita a este espaço. Grata pelos comentários. ❤

      Excluir