Fragmentos de mim: Feliz dia de todos nós...

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Feliz dia de todos nós...

Interessante como a cada dia surge o dia de alguém, de alguma classe, seja ela de profissionais ou simplesmente de pessoas que assumem funções marcantes na vida humana. Mais interessante ainda é sentir-se homenageado, reconhecido nem que seja um pouquinho, quando o dia em pauta, nos encaixa.
Lembro-me de como o dia da criança me enchia de esperanças de que os meus sonhos se tornassem realidade. Minha ansiedade era tanta, que por maiores que fossem as impossibilidades esse dia nunca passava em branco. Eu tinha esperança de que todos os problemas e dificuldades que me cercavam acabassem. De fato, eles acabavam quando eu ganhava um boneca nova, um caderno novo, caderno de desenho e lápis de cor... Nossa, a vida se transformava radicalmente e eu era, por um dia, a pessoa mais feliz e rica do mundo. Claro que os meus sonhos, nem de longe, estavam relacionados a um caderno novo ou boneca, mas passavam a ser no momento em que os tinha em meus braços.
Fui uma criança feliz porque, acima de tudo, eu sonhava sonhos de uma criança e vivia num mundo de criança, com toda inocência e verdade que isso pode significar. Se as carências eram muitas, os sonhos eram capazes de compensar a ausência. Não havia frustrações no meu mundinho e ele era o mais lindo e colorido de todos, com direito a amigos imaginários super inteligentes e viagens deliciosas pelas nuvens que ganhavam as formas mais variadas e carismáticas que minha imaginação era capaz de criar.
Eu não conhecia frustrações, pois sabia que se eu não poderia ter jamais aquele enorme ursinho de pelúcia, aquele quarto cheio de variedades, minha família me amava mais que tudo e nunca se esqueceriam de me homenagear em meu dia de criança. Aliás, ele sempre me foi mais caro que meu aniversário... Minha imaginação era capaz de me levar aos lugares mais incríveis e agradáveis.
Ter um dia para ser lembrada marcou-me muito e, talvez por isso, considero que lembrar dos outros em seus respectivos dias é algo valioso demais em dias em que os interesses individuais são tão enfatizados e, ironicamente, levado a todos nós ao caminho da solidão e escravidão das mesmas ou semelhantes angústias.
Por isso, feliz dia do estudante que deseja ser advogado (ou qualquer outra profissão), feliz dia do advogado que jamais pode deixar de ser estudante e, enfim, feliz dia a todos nós que desejamos e lutamos de maneira digna e humana por um lugar ao Sol nesse mundo de todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário