Fragmentos de mim: É só um pouco de tristeza

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

É só um pouco de tristeza

Temos uma percepção equivocada acerca de nós mesmos. Achamo-nos mais ou menos importantes do que somos, mais ou menos certos do que realmente estamos, mais ou menos inteligentes do que realmente somos e por aí vai...
Viver é uma busca constante por equilíbrio e essa conquista está, de alguma maneira relacionada àquilo que somos em relação a nós mesmos e aos outros. Há quem se diga feliz sozinho(a), há quem não queira se aceitar ou aceitar as coisas como estão, há quem não queira, em hipótese alguma, estar só... Tudo isso, a meu ver, diz pouco se não estamos conectados ao nosso próprio eixo, se desconhecemos quem somos e o que realmente nos faria felizes. (Refiro-me ao mais profundo de nós mesmos e não ao que esperam que sejamos ou façamos). O fato é que temos limites e precisamos admitir isso, primeiro para nós mesmos, depois para os outros.
É tão comum se ouvir falar em depressão, tristeza, insatisfação, frustração. O problema não é isso. O problema é que apesar disso, continuamos não sabendo lidar com a coisa quando ela nos atinge. E ninguém, absolutamente ninguém, está imune à tristeza. Não falo de uma tristeza qualquer, falo de TRISTEZA! Assim, com todas as letras maiúsculas. 
Sem querer, a gente perde o interesse de se arrumar, perde a vontade de sair de casa, já não importa mais se a casa está bagunçada ou se a roupa é a mesma da semana passada. Imperceptivelmente, tomar banho e usar algo mais arrumandinho se transforma em um sacrifício medonhho e as tarefas do dia a dia representam uma odisseia praticamente insuperável. 
Sobreviver com isso cercado de pessoas que não enxergam a dor é afundar numa solidão que palavra alguma consegue descrever e a única coisa que se quer é deitar. Deitar mesmo que a cama e o quarto estejam uma bagunça infinita, encolher-se em posição fetal e esquecer que o mundo existe.
Não há explicação para isso, especialmente quando se sabe que admitir isso é, para muitos, admitir que perdeu. É, também e pior que tudo, encarar olhares de pena ou de espanto, como se existisse uma certa proibição de falhar.
Isso é tudo de que uma pessoa deprimida não precisa. Então, não olhe com dó, como se a pessoa fosse quebrar. Ela já está, de alguma maneira, quebrada. Ela precisa se emendar e sentimentos de pena só pioram. Ela precisa ser resgatada de si mesma, fortalecida, não ignorada.
No geral, é como se a pessoa tivesse que chegar para o mundo e dizer: Perdi!
A descoberta desse estado de tristeza é aterradora e encarar pode doer mais por não acreditar que está ocorrendo consigo do que realmente pela gravidade da coisa. A primeira coisa que dizemos a nós é: Não pode ser! Comigo, não!
Quanto a mim, Eu estou triste... mas NÃO, EU NÃO PERDI! Eu só estou triste. Não estou frustrada, não estou infeliz, estou triste apenas. Cansada, talvez... . Estou triste de uma tristeza que por agora, me impede de ter a segurança de antes.
Sei que muitos também estão assim, mas por algum motivo, têm medo ou vergonha de falar. No entanto, é preciso coragem de admitir, de ter paciência consigo mesmo(a), de pedir ajuda, de conversar, de aceitar que está triste e inseguro(a) para então descobrir o caminho de volta a si, à própria essência. Contudo, não é o fim do mundo; não é o fim da vida, é só um degrau um pouco mais forçoso de subir.
Desculpem, meus amigos, porque, nesse processo, a gente muda... eu posso estar falando mais alto que o normal, eu posso estar puxando conversa de mais, eu posso não estar respondendo às mensagens como antes ou estar respondendo mais que o normal, eu posso atrasar os compromissos do trabalho além do normal (não é falta de compromisso)... Observem os sinais. Você mesmo(a)  ou alguém bem perto de você, pode estar precisando de ajuda. 
Observem os sinais!


4 comentários:

  1. E a mais pura verdade.Já me senti assim.
    Quero dizer que te admiro bastante,sei da sua luta e da sua força de vontade de viver.Tosso todos os dias por você.Sei o quanto você é merecedora de vencer na vida.
    Força,coragem,desistir nunca.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma bela reflexão minha amiga! E vc não tem ideia de o quanto eu me reconheci nesse texto! E também o quanto fiquei triste por na maioria das vezes não me reconhecer na pessoa que percebe os sinais e busca ajudar de alguma forma. Temos muito que evoluir.

    ResponderExcluir
  3. Excelentes reflexões amiga-irmã tão querida!! Quem nunca, né?? Muito obrigada por essa partilha maravilhosa do coração... Escreveu sobre você, sobre mim, sobre nós todos que vivemos neste planeta-escola... beijo com carinho em seu coração, Lu Conde <3

    ResponderExcluir