Fragmentos de mim: Refletir... Reflexos

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Refletir... Reflexos

Não foi dado ao ser humano o dom de olhar dentros dos próprios olhos... Sinceramente, isso sempre me angustiou. Afinal, precisar sempre de um espelho para refletir minha imagem, fazia-me sentir até certo ponto desconfortável. Em meus devaneios sobre o assunto, cheguei a diversas respostas tão díspares quanto incoerentes entre si. O fato é que não compreendia o motivo de a natureza ter-me produzido com tal defeito de fábrica.
Ora sinto-me angustiada por isso, ora, aliviada... Das milhões de conjeturas que me povoam os pensamentos, uma delas me diz que a natureza não me permitiu o privilégio (ou o castigo) de estar diante de mim mesma pelo fato de que, se isso fosse possível, eu corerria o risco de julgar-me equivocadamente como os outros também o podem fazer...
Diante desta reflexão, o espelho me surge como uma espécia de metáfora que me diz que não posso ser só... Sim, eu preciso dos outros, eles me ajudam a regular a minha imagem e, assim como espelhos, alguns indivíduos me distorcem: há os que me ampliam, os que me diminuem, os que me engordam ou emagrecem, dentre outras deturpações...
Apenas em um aspecto pessoas e espelhos concordam: Fico mais apresentável se uso roupas de grife e "maquiagem". Se me despojo de tais artifícios, se me mostro tal como minha natureza me fez, os espelhos nem sempre vão refletir imagens tão belas e, por isso, reprovam-me.
Assim como nos contos, não ser belo quebra os espelhos da vida... deixa-nos sem referências externas, restando-nos apenas uma maneira de refletir nossa imagem: A consciência, instrumento capaz de refletir imagens abstratas, tão abstratas que muitos não conseguem encontrá-la no fundo do baú de suas personalidades.
Talvez a existência deste espelho seja um modo de a natureza nos dizer que não precisamos olhar em nossos olhos físicos para morrermos de vergonha de nossos erros, que não é preciso estarmos diante de nossa própria face para aprendermos com nós mesmos ... que nossa beleza física independe do que os demais espelhos são capazes de refletir, pois eles ou quebram, ou vão embora.
No final, restamos apenas nós a nós mesmos...
Quanto ao meu espelho interno, uma vez que o encontro, jamais me verei sem ele, bem como é o uso que faço dele que definirá o reflexo que terei diante dos Outros e, especialmente, diante de mim mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário